quinta-feira, janeiro 08, 2009

Namoro No Iraque

BAGDÁ - Pelo Ali e Noura, amor floresceu em uma sala de chat.

Ambos eram jovens, educados, devotos muçulmanos sunitas, que partilha uma paixão pelo cinema Jim Carrey e árabe amor músicas. Durante meses, eles conversavam obsessivamente online. Como aprofundar a amizade, ela concordou com uma webcam shyly reunião.

Mas a sua relação estava condenada desde o início: Ele vive em uma pacata, de classe média do bairro leste Bagdá, ela está em todo o rio Tigre, na cidade do oeste devastado pela guerra. Ele estava fora de questão que eles devem sempre obedecer.

"Parecia um relacionamento inúteis", disse Ali, que agora se refere a Noura como "minha ex-namorada Internet." Ele parou de responder às suas mensagens e ela finalmente parou de enviá-los.

"Ela deve estar zangado", diz ele, olhando um pouco envergonhado quando ele pende para transmitir stub out um cigarro. "Talvez se nós poderíamos ter sido acompanhado por si só, teria sido diferente."

Jovens iraquianos, preso em suas casas na média ruas desta sangrenta capital, são cada vez mais a Internet para conversar com os parentes, sair com os amigos e busca de amor.

Tais relacionamentos virtuais oferecem uma espécie de refúgio de entorpecimento isolamento eo medo durante um período de escalonamento violência. Mas demasiadas vezes são miragens - uma sedutora lembrança de uma vida agora tantalizingly fora do alcance para a maioria.

"Eles são como aves, em uma gaiola", disse Anas Attar, 22, um de um número crescente de empresários sobre a procura de Recebimentos, vendendo o acesso às suas ligações à Internet por satélite.

No Iraque, tal como muitos outros países muçulmanos, sempre foi difícil para os jovens, homens e mulheres para passar algum tempo juntos. Introduções eram frequentemente organizados por famílias e perto chaperoned. Muitos casais de mais favorecidos reunidas em uma universidade, que muitas vezes foi a primeira vez que se assistiu a uma Coed escola. Mas eles raramente foram autorizados a ficar sozinha em conjunto a menos que eles foram contratados.

No Iraque, a guerra civil tenha aprofundado, até mesmo parentes próximos e os amigos têm encontrado dificuldade para conseguir um conjunto.

Reem, uma flagrante 28-year-old, com longos cabelos escuros, maquiagem pesada e lotes jóias de ouro, usada para reunir regularmente com um grupo de tight-knit colégio namoradas. Teriam de fazer um piquenique no parque, ir às compras e fofocas em uma casa da outra.

Ela não viu algum deles por dois anos agora. Muitos deles fugiram do país. Aqueles que permanecem empresa exterior apenas quando necessário.

Deprimida e com muito tempo nas mãos, Reem começaram destacamento amor poemas sobre um fórum Internet para jovens iraquianos. Logo ela estava ficando inquéritos de solitários homens jovens, com quem ela bate-papos sobre eventos atuais e férias fora do Iraque.

Um funcionário que estava com medo de dar o seu último nome, Reem não está interessado em atingir qualquer deles, mas ela goza de liberdade que são possíveis apenas conversas on-line.

"É muito interessante para conhecer um homem fora das limitações da cultura e tradição", diz ela. "Eles me consola e me diga, haverá um dia em que isto vai acabar."

Em todo o Médio Oriente, mais e mais jovens estão fazendo a mesma coisa. No Iraque, há poucas outras maneiras para eles interagem.

As universidades estão se tornando cada vez mais conservador, frowning em demasia o contacto entre estudantes do sexo masculino e feminino. Muitos dos antigos onde andavam - restaurantes, cafés, parques, clubes sociais - estão fechadas. Ao final do trabalho, Bagdad residentes pressa para casa para bater o recolher obrigatório e as trevas se aproximar com seus terrores.

Azawi Ali, um alto, um estudante de medicina polido bem-a-fazer Bagdad família, estava a começar a desesperar de nunca ter uma namorada quando ele começou arrasto de língua árabe ciberfóruns e Noura encontrado.

Ele compõe uma breve introdução, que ele copiou e colou uma e outra durante horas antes de começar uma resposta: "Meu nome é Ali, idade 23. Eu moro em Bagdá. Estou à procura de uma jovem e bela mulher."

Noura primeiro aproximou-lo sob um pseudônimo - "Abbas" - que ele diz evocado imagens de um grande e estúpido homem.

Ela queria saber o que ele fez para a vida e para a qual ele pertencia seita muçulmana. Tranquilizados pela sua resposta, ela revelou que ela era um 24-year-old mulher que ensinou Inglês em uma escola primária a poucos quarteirões da sua casa.

Eles conversavam por meses, trocando piadas e música downloads e compartilhar os detalhes de suas vidas em lados opostos de Bagdá.

Como um homem que vive em uma relativamente segura, religiosamente misto, bairro Azawi ainda podia sair e ir para a faculdade. Mas a vida era muito diferente de Noura, uma mulher em uma área sunita de dominação que viu repetidas confrontos com milicianos xiitas.

"Ela estava preso entre suas quatro paredes e na frente do seu PC 24 / 7", diz Azawi, que recusou a fornecer Noura o último nome, pois ele diz que seus pais não aprovam a sua conversa com os homens na Internet. "Toda vez que eu conectado, ela estava lá."

A primeira vez que ele viu em uma webcam, ele diz, ele encontrou-a um pouco "sem fôlego". Mas "Eu me senti muito especial, porque não é uma coisa fácil para uma mulher para fazer isso."

Seis meses depois, eles ainda não tinham preenchidas. E ele tinha perdido a esperança de nunca colmatar alguns quilômetros de imóveis que dividiu-los.

Azawi inveja a facilidade de relacionamento, nos Estados Unidos.

Depois da queda Hussein, Internet cafés espalhados, levando a Web para centenas de milhares de iraquianos. Inscritos para o estado de propriedade provedor Internet, que tem o monopólio sobre conexões dial-up, saltou de cerca de 75.000 em junho de 2004 para cerca de 210.000, em Maio de 2006, de acordo com E.U. figuras militares.

Dezenas de fornecedores privados também oferecem conexões sem fio via satélite, para nós, desviando do Iraque famigeradas linhas telefônicas.

Em incomodado partes da capital, alguns cafés têm recebido ameaças e fechada. Militantes acusá-los de propagação de pornografia e proporcionando um meio de contactar os E.U. militares.

Na Karada, um bairro relativamente segura do leste Bagdad, estudantes universitários, em jeans e baseball caps torneira ativamente em dezenas de computadores em uma casa convertida azulejos em azul e branco faux mármore. Framed islâmicas versos pendurar na parede, e há um refrigerante na geladeira e uma televisão a tocar no canto. Mas a esmagadora maioria dos clientes do sexo masculino olhar atentamente em seus ecrãs.

"Tudo o que fazer é conversar, conversar, conversar", afirma o proprietário Yousef Abdulla, 25, um computador ciências grande que abriu a Shirifi Cibercafé três anos atrás. "Eles têm a oportunidade de expandir os seus horizontes com este portal e obter qualquer informação sobre qualquer coisa que eles querem, mas todos eles estão interessados em se conversar - especialmente com as meninas."

Muitos esperança de encontrar uma esposa em outro país, que irá ajudá-los a fugir do Iraque.

Evan Bazi, 21, também um computador ciências importantes, vem para o café, quase todos os dias e horas de bate-papos com os amigos nos Estados Unidos, Filipinas, Arábia Saudita, Egito e Iraque, nenhum dos quais ele se reuniu. Ele descreve estas sessões como uma "fuga de uma triste realidade."

"Gostaria de encontrar o meu amigo", diz ele. Mas ele tem sido desapontado com as garotas que ele já reuniu online.

"A maioria das meninas que eu abordados, ou que tenham abordado mim, eles são demasiado materialista e perguntar-me o carro eu conduzo ou quanto dinheiro eu tenho", diz ele glumly. "Quero encontrar uma garota que gosta de mim e me quer para a pessoa que eu sou, não pelo dinheiro que tenho."

Algumas mulheres também vêm ao café, mas a maioria são acompanhadas por um parente do sexo masculino e apenas uma estadia curta, enquanto que, Abdulla diz. Aqueles que podem pagar a taxa mensal de US $ 30 a $ 50 preferem a subscrever a Internet em casa.

Incluem Muayed Dahlia, um gregário 29-year-old que pisca um sorriso alegre na foto que ela envia por e-mail após o declínio do risco de uma reunião com um repórter ocidental.

A petite Brunet, que se recusa a cobrir as suas moda prumo com um cachecol, usado para dividir seu tempo entre uma saúde mental caridade e uma estação de rádio. Mas a caridade fechado porque não poderiam obter financiamento, e ela sair da estação após dois colegas mais próximos foram mortos em um bombardeio carro fora da casa.

Agora ela principalmente mantém a casa da família em Bagdá oeste, ler, assistir DVDs e ajudando uma irmã de lei tendem a seu filho. Muito ocasionalmente, ela riscos furtivamente uma visita a um amigo.

Mas ela diz que seu principal ligação à família, amigos e da vida, uma vez que ela sabia que é a Internet. Através de e-mail e mensagens instantâneas, ela é capaz "para passar o tempo, tornar as relações com os outros, de sentir que sou importante."

"Eu tenho que agradecer a Deus", diz ela. "Eu não estou sozinho."